As Origens das Artes Marciais: as lutas que ensinam a paz

Você já parou para pensar na importância das lutas e artes marciais no desenvolvimento humano? Eu já pensei sobre isso e como um apaixonado por esportes tenho convicção que eles podem transformar a sociedade em que vivemos.

 

Aliás, recentemente eu decidi experimentar um pouco as práticas marciais, para ter uma noção básica sobre lutas. Fiz algumas aulas de Morganti Ju-Jitsu e achei extraordinário.

 

E você que me acompanha, sabe que eu tenho extrema curiosidade em entender melhor sobre as origens, visão e benefícios de todas as atividades que eu me proponho a fazer, sendo assim eu venho aqui compartilhar com você um pouco do que eu aprendi.

 

O que iremos falar?

 

De forma clara e objetiva, irei te falar um pouco sobre a influência da China como berço das artes marciais, os caminhos marciais no Japão, Bujitsu e Budo, entre outros temas relevantes.

 

Aliás, irei continuar escrevendo outros artigos sobre algumas lutas e artes marciais e te convido a fazer parte dessa jornada comigo. Clique aqui para ver o que eu escrevi até agora sobre Artes Marciais.

 

Eu sou o Marcos Willian, você pode me chamar de Will e eu te dou boas-vindas ao Força Concêntrica.

 

As Origens das Artes Marciais as lutas que ensinam a paz - Força Concêntrica (1)

 

Resgatando valores por meio das artes marciais

 

As lutas são uma forma eficaz de ensinar aos alunos sobre respeito ao próximo, disciplina pessoal e autocontrole e também são uma forma de expressão cultural que envolve aspectos físicos, técnicos, táticos e psicológicos.

 

Além disso, as artes marciais também podem ser utilizadas como ferramenta para desenvolver habilidades sociais importantes como perseverança e resiliência. Essas habilidades são fundamentais para o sucesso na vida pessoal e profissional.

 

Fundamentado isto, quero falar um pouco sobre:

 

A China: o berço das artes marciais

 

A China é considerada o berço das artes marciais e por isso ela possui grande influência no desenvolvimento das lutas. A partir do Taoísmo e o Confucionismo, foram fundamentadas a formação dos valores éticos e morais que permeiam as artes marciais.

 

Caso você não saiba, o Taoísmo é uma filosofia que valoriza a harmonia entre o homem e a natureza e que influenciou muitos aspectos das artes marciais chinesas.

 

A importância de Bodhidarma

 

Além disso, precisamos levar em consideração a figura de Bodhidharma, um monge indiano que teria levado o Budismo para a China e que é considerado o precursor das artes marciais.

 

Bodhidharma teria desenvolvido técnicas de meditação e exercícios físicos para fortalecer o corpo e a mente dos monges que viviam nos mosteiros chineses. Essas técnicas teriam sido a base para o desenvolvimento das artes marciais na China.

 

Algumas das principais artes marciais desenvolvidas na China, foram o Kung Fu, Tai Chi Chuan e Wushu.

 

Com tantas características impressionantes, foi inevitável ao longo dos séculos a exportação das artes marciais chinesas para outros países da Ásia, como Japão e Coreia. Sendo os artistas marciais chineses responsáveis por difundir essas práticas em outras culturas.

 

Por consequência, muitos desses sistemas de luta foram adaptados e transformados ao longo do tempo.

 

As Origens das Artes Marciais as lutas que ensinam a paz - Força Concêntrica (2)

 

Caminhos marciais no Japão

O Japão é outro país que tem uma forte tradição em artes marciais. Algumas das modalidades de lutas mais conhecidas oriundas do japão são o Karatê, Judo e Aikido.

 

A diferença entre Bujitsu e Budo

Se você decidir estudar mais profundamente sobre as origens das artes marciais, irá ouvir os termos de classificação Bujitsu e Budo, mas o que seriam eles?

 

O Bujitsu é uma arte marcial voltada para a guerra, enquanto o Budo é uma arte marcial voltada para a paz e a harmonia. Inclusive o Budo tem grande importância na cultura japonesa, pois incentiva a valorização não apenas a técnica marcial, mas também a formação do caráter e a busca pela perfeição.

 

Creio que podemos extrair valiosas lições ético-morais das artes marciais, porém não basta apenas incluir as práticas de lutas na vida das crianças, mas também incluir o ensino dos valores que permeiam as artes marciais.

 

O sensei deve ser um exemplo para seus alunos, transmitindo não apenas conhecimento técnico, mas também valores como respeito, disciplina e humildade.

As Origens das Artes Marciais as lutas que ensinam a paz - Força Concêntrica (3)

 

Estamos só começando…

 

Esse artigo é um simples resumo dos meus atuais estudos sobre as lutas e artes marciais para a transmissão dos valores éticos e morais que permeiam os esportes.

 

Fico feliz por você chegar até aqui e te peço que dê sua opinião e conte alguns pontos importantes que podem ter faltado neste artigo inicial!

E lembre-se de se inscrever no canal do YouTube do Força Concêntrica.

 

Este é o Força Concêntrica e juntos vamos elevar o nível dos seus treinos e resultados!